COPA DE 2006 - A realidade das chuteiras sem pátria
De quatro em quatro anos acontece um dos maiores eventos esportivo do planeta. Quando cada país recruta seus melhores jogadores para representar as cores da bandeira.
Pois bem. Aqui no Brasil qualquer jogo de futebol que envolve a seleção nacional, é um evento de grandes proporções, porque sempre se espere espetáculos e vitórias.
Quando o assunto é Copa do Mundo então, a expectativa aqui é sempre enorme porque afinal, temos grandes nomes do futebol mundial jogando pelo selecionado nacional. Ora, um time que se dá ao luxo de ser composto por Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Kaka, Juninho Pernambucano, Robinho, Zé Roberto, Adriano, a única coisa que se espera de um time desse nível, é título. Ou ao menos, partidas de alto nível técnico com muita raça e vontade.
Eu não consigo imaginar nenhuma outra seleção desse nível no planeta, com valores individuais tão talentosos. Não existe, definitivamente não existe!!!! É por isso que falo sempre que posso, só perdemos campeonatos mundiais para nós mesmos e na Copa do Mundo de 2006, foi exatamente isso o que aconteceu.....
Essa semana, o Czar da CBF Ricardo Teixeira, lançou na mídia comentários sobre a má conduta de alguns jogadores na Copa de 2006. Chegou até a ser veiculado por alguns meios de comunicação que ele teria dito sobre casos de bebedeiras e porres entre alguns jogadores. É evidente que isso de fato aconteceu. E sem citar nomes, disse que um jogador estava 8 ou 10 kilos acima do peso. Quem será esse? Esse mesmo indivíduo criticou ainda o comando do time, dizendo que não houve pulso firme para barrar e coibir esse tipo de postura entre os jogadores. Disse também sobre a escolha da cidade para servir como base de preparação da seleção, alegando ser um absurdo sem tamanho tal escolha. Uê, mas a CBF não participa dessas decisões?????
Quer dizer, mais de um ano depois o Sr Ricado Teixeira vem à tona para dar tais declarações. Agora, por que não foi feito nada quando essas questões ainda poderiam ter sido resolvidas? Já está mais do que claro que o presidente da CBF é quem manda e desmanda na seleção brasileira.
Porque jogadores como Kaka e Ronaldinho Gaúcho – pipoca - foram queimados no grupo quando exigiram mais atitude de alguns jogadores? Por que o velho Lobo - por quem eu tenho o maior respeito- e o Kiko, não fizeram nada a respeito sobre as farras e bebedeiras? Como um jogador que carinhosamente é chamado por Presidente pelos demais, pode chegar a uma copa do mundo com quase 100 kilos para poder representar uma nação?
É triste. E nós brasileiros, bem distantes das fortunas que esses atletas acumulam, ficamos aqui, torcendo e se decepcionando com esses indivíduos que cultuamos e admiramos. Querem saber, esses caras não estão nem aí para nós, para nossos sentimentos, para a mística que envolve vestir a camisa verde e amarela que aprendemos a admirar e torcer com esperança, eternizada por Pelé, Garrincha, Tostão, Jairzinho, Sócrates, Falcão, Rivelino........
Em um tempo que vestir essa camisa ainda significava amor e honra por representar uma nação tão grande como a nossa.
No Final das contas Dunga fantoche é quem esta certo, isso sim. Dentro da seleção precisa ter mesmo é um Czar, não como o Sr Ricardo Teixeira, mas sim, um que dite regras e imponha limites a esses astros sem pátria.
Mas por favor, não matem o futebol arte!!!!! Todo time precisa ter um ou até dois carregadores de piano, aquele que faz o trabalho duro e sujo. Mas nós brasileiros sempre esperamos espetáculo...sempre.
E disso não abriremos as mãos jamais.
bebeto dinamite

2 Comments:
O título deste texto deveria ser: “Apátridas de chuteiras!”
RSRSRRSSRSRSSR
Eu consigo imaginar uma outra seleção desse nível sim: a Argentina! Tem muito mais títulos da Copa América e muito mais times campeões da Libertadores do que o Brasil (mesmo que nos últimos tempos tenhamos tido melhores resultados). E o Maradona tá querendo ser técnico deles... Daí não tem pro Dunga não, viu.
léo
ps.: mudando de assunto, alguém de vcs sabe dizer quem é o líder do Brasileirão?
Postar um comentário
<< Home